top of page

Moradores de Alto Paraíso criam Rede Contra Fogo e lançam campanha em fundo colaborativo que bate re


Após a onda de incêndios que tem afetado a Chapada dos Veadeiros, moradores se articularam e criaram uma frente de combate ao fogo voluntária chamada Rede Contra Fogo, movimentando transportes, alimentos, doações de equipamentos, recrutamento, mídias, campanhas colaborativas e outras ações para mobilizar uma resposta rápida ao fogo na região.

Enquanto muitos dirigiam-se aos focos para combater de forma mais direta as chamas, parte das pessoas permaneceram na cidade articulando formas de apoio para onde estão os voluntários e brigadistas. O grupo organizou até uma manifestação em frente a prefeitura para exigir que fosse decretado estado de Emergência.


Apoie a campanha!!!

Já foram queimados cerca de 35.000 hectares somente dentro do Parque. Brigadistas do ICMBio, do IBAMA, do Grupo Ambientalista do Torto, bombeiros militares de Goiás e Distrito Federal e voluntários da sociedade civil estão organizados desde o início das operações em uma mobilização jamais vista. A sociedade tem contribuído fortemente com o fornecimento de alimentação para cerca de 200 pessoas por dia, além de combustível, manutenção de veículos, compra de equipamentos, fornecimento de caminhões-pipa, entre outros, para apoiar o trabalho de combate. São aproximadamente 500 pessoas envolvidas diretamente na operação.


"Todo este esforço e trabalho colaborativo se faz necessário para estruturar a operação de controle e prevenção de novos focos de incêndio. Até o momento já foi arrecadado cerca de 150 mil reais para a logística dos últimos dias. Esta ação emergencial que deve durar pelo menos mais 10 dias necessita-se de mais doações para a continuidade do apoio operacional e logístico para aquisição de diversos itens.

Além disso, queremos aprender com esta experiência e nos estruturarmos para os próximos anos, equipando brigadas da sociedade, realizando treinamentos e o manejo integrado do fogo (MIF) em áreas privadas para fazermos frente ao cenário desolador que o Cerrado e a Chapada passam devido ao intenso desmatamento e às mudanças climáticas."


Foto de parte dos voluntários que foram para os primeiros combates ao fogo!

Sociedade Civil Organizada

Uma das maiores lições relacionadas a tragédia dos incêndios é que a sociedade civil de Alto Paraíso se organizou rapidamente e está dando uma resposta eficiente à situação de emergência. A campanha no site de finanlançada pelo o coletivo bateu recorde na plataforma de colaboração O Chefe do ICMBIO Christian Niel Berlinck Coordenador de Emergências Ambientais falou que esse foi o melhor apoio voluntário do Brasil que já recebeu em operações de emergência.


Apoie a campanha!!!


205 views0 comments

DESTAQUES

Assine a nossa newsletter

Obrigado pelo envio!

Sitha_-_Terapeuta_-_Alto_Paraíso_-_Chapa
Banner_300x500_Guia_Alto_Paraíso.jpg
bottom of page