top of page

Dez trabalhos incríveis de responsabilidade socioambiental realizados em Alto Paraíso

Updated: Apr 12, 2021

O município de Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros, conhecido por suas belas cachoeiras, tranquilidade e natureza, também possui uma comunidade cheia de profissionais com disposição para mudar o mundo.


Em uma parceria entre Guia Alto Paraíso e o COLETIVO DE FACILITAÇÃO elencamos 10 trabalhos incríveis realizados na cidade com objetivos diversos, como de preservar a natureza, salvar os animais, auxiliar gestantes, transformar por meio da educação e dar assistência a famílias em situação de vulnerabilidade. e mais


1 – Cerrado de Pé

O Cerrado de Pé é uma ASSOCIAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS que contribui para

a conservação e recuperação do Cerrado, coletando sementes de gramíneas, ervas,

arbustos e árvores de espécies nativas do Cerrado para projetos e iniciativas de

recuperação de áreas degradadas de Cerrado.



Ao mesmo tempo que a Associação gera renda para as famílias da região, restaura

áreas degradadas e protege nascentes. O Brasil se comprometeu e tem meta de

restaurar 12 milhões de hectares até 2030, e desses, 5 milhões estão localizados no

bioma Cerrado.


Nesse momento o Cerrado de Pé está construindo uma Casa de Sementes para

armazenar as sementes de forma adequada e contribuir para o sucesso do trabalho dos coletores.


Você também pode fazer sua parte, contribuindo:


Associação Cerrado de Pé

Banco Itaú

Agência 5315

Conta corrente 07165-3

CNPJ 28.080.748/0001-60


Telefone: (11) 98244-2682


2 – S.A.L.V.A.R

S.A.L.V.A.R é o nome de um projeto criado em Alto Paraíso para conscientizar,

educar e formar agentes com o objetivo de garantir assistência a cães e gatos em

situação de risco, com deficiência, histórico de abuso, maus tratos e abandono. Além disso, a rede realiza campanhas de vacinação e castração.


Que tal ser um apoiador?


Associação Protetora dos Animais de Alto Paraiso de Goiás

Banco: Itaú – n.341

Agência: 5315 - Conta: 99889 – 7

CNPJ 40.979.011/0001-80

PIX 40979011000180 (CNPJ)

Enviar comprovante p/ (61) 99212 6634


Instagram: @salvaraltoparaiso


3 – Meninas de Luz

O Programa Meninas de Luz, voltado para mulheres gestantes e puérperas do Goiás, chegou em Alto Paraíso em 2017 por meio de parceria entre a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), a Prefeitura de Alto Paraíso e a Secretaria Municipal da Rede de Proteção.


Meninas de Luz mudou a realidade de muitas das gestantes atendidas, por estimular a autoestima da mulher e fortalecer o vínculo entre mãe e

filho. Desde o seu o início, o índice de gravidez não planejada, entre as participantes do grupo assistido, caiu significativamente.


Deseja contribuir?



4 – Centro de Vivências Crescer

Fundado em 1997, o Centro de Vivências Crescer tem como objetivo melhorar a

qualidade de vida de crianças e adolescentes de Alto Paraíso por meio de programas, projetos e serviços nas áreas de educação, cultura e assistência social. O foco principal são as crianças.


Para apoiar a instituição:


Telefone: (62) 3446-1544


5 - IPEARTES

O Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Sustentabilidade (Ipê Artes) foi criado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás (SEDUCE). Mais de 80 educadores contratados dedicam, cada um, 40 horas de trabalho semanais em atividades relacionadas a Arte-Educação, Sustentabilidade, Cultura de Paz, Educação para os Direitos Humanos e Diversidade e Educação Integral. O projeto atende a comunidade de Alto Paraíso, São Jorge, Cidade da Fraternidade, Comunidade do Moinho, Comunidade do Sertão, Teresina e Cavalcante.


Para mais informações e apoio:


Telefone: (62) 34462145

Insta: @ipeartes



6 - Mais Cerrado



A Mais Cerrado é uma Organização Sem Fins Lucrativos criada após a aprovação do

Plano de Manejo da Área de Preservação Ambiental - considerado uma ameaça para o Cerrado. A organização tem como objetivo criar redes e fortalecer parcerias em prol da preservação e recuperação do Bioma. Por isso, investem em ações de incentivo ao ecoturismo, à agroecologia, à produção orgânica, aos produtos típicos do bioma, programas de pagamentos por serviços ambientais (PSA), produção de água, recuperação ecossistêmica, pesquisas, educação ambiental, energia renovável e produtos medicinais.


Conheça um pouco mais e apoie:


Telefone: (61) 99866-9666


Os projetos à seguir foram criados pelo Instituto Caminho do Meio, Associação sem fins econômicos ou político-partidários. A entidade foi criada em 2013 com o objetivo de melhorar a

relação com a comunidade, escolas e empresas.


7 - Chapada Solidária


O Chapada Solidária é responsável por desenvolver campanhas durante o Covid-19 para arrecadar doações para comunidades em situação de vulnerabilidade na Chapada dos Veadeiros. O projeto já atendeu cerca de 2.400 famílias.


8 - Semente Amarela

O Projeto Semente Amarela desenvolve ações para conscientizar e orientar a população sobre maternidade e paternidade ativa, planejamento familiar, gestação saudável e consciente. O objetivo é criar uma rede de acolhimento a jovens, crianças e bebês que estão em situação de fragilidade.


9 - Agricultura Sintrópica

O projeto Agricultura Sintrópica foi criado para apresentar à população um sistema de produção que, ao mesmo tempo que produz alimentos saudáveis e de alto valor biológico, revegeta áreas que foram degradadas, por vezes trazendo de volta águas de cursos de rio e nascentes que haviam sido perdidas. Os beneficiados são técnicos do ICMBio, agricultores residentes no entorno de Unidades de Conservação, ribeirinhos, comunidades que vivem dentro de Reservas Extrativistas, Florestas Nacionais e de Áreas de Proteção Ambiental, estudantes universitários das mais variadas áreas afins, técnicos, extensionistas e o público em geral.


10 - Investigando a Nossa Natureza

Esse projeto nasceu da vontade de apresentar às crianças a importância dos cuidados com a natureza. Dessa forma, alunos de escolas públicas e privadas podem vivenciar experiências por meio de passeios monitorados dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Mais de 800 crianças foram beneficiadas com o projeto.


Conheça o Instituto e apoie as iniciativas:


Telefone: (51) 98472 0384

e-mail: falecom@institutocaminhodomeio.org.br



416 views1 comment

DESTAQUES

Assine a nossa newsletter

Obrigado pelo envio!

Sitha_-_Terapeuta_-_Alto_Paraíso_-_Chapa
Banner_300x500_Guia_Alto_Paraíso.jpg
bottom of page