Dez trabalhos incríveis de responsabilidade socioambiental realizados em Alto Paraíso
Updated: Apr 12, 2021
O município de Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros, conhecido por suas belas cachoeiras, tranquilidade e natureza, também possui uma comunidade cheia de profissionais com disposição para mudar o mundo.
Em uma parceria entre Guia Alto Paraíso e o COLETIVO DE FACILITAÇÃO elencamos 10 trabalhos incríveis realizados na cidade com objetivos diversos, como de preservar a natureza, salvar os animais, auxiliar gestantes, transformar por meio da educação e dar assistência a famílias em situação de vulnerabilidade. e mais
1 – Cerrado de Pé
O Cerrado de Pé é uma ASSOCIAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS que contribui para
a conservação e recuperação do Cerrado, coletando sementes de gramíneas, ervas,
arbustos e árvores de espécies nativas do Cerrado para projetos e iniciativas de
recuperação de áreas degradadas de Cerrado.
Ao mesmo tempo que a Associação gera renda para as famílias da região, restaura
áreas degradadas e protege nascentes. O Brasil se comprometeu e tem meta de
restaurar 12 milhões de hectares até 2030, e desses, 5 milhões estão localizados no
bioma Cerrado.
Nesse momento o Cerrado de Pé está construindo uma Casa de Sementes para
armazenar as sementes de forma adequada e contribuir para o sucesso do trabalho dos coletores.
Você também pode fazer sua parte, contribuindo:
Associação Cerrado de Pé
Banco Itaú
Agência 5315
Conta corrente 07165-3
CNPJ 28.080.748/0001-60
Telefone: (11) 98244-2682
Email: angelmattos@hotmail.com
2 – S.A.L.V.A.R
S.A.L.V.A.R é o nome de um projeto criado em Alto Paraíso para conscientizar,
educar e formar agentes com o objetivo de garantir assistência a cães e gatos em
situação de risco, com deficiência, histórico de abuso, maus tratos e abandono. Além disso, a rede realiza campanhas de vacinação e castração.
Que tal ser um apoiador?
Associação Protetora dos Animais de Alto Paraiso de Goiás
Banco: Itaú – n.341
Agência: 5315 - Conta: 99889 – 7
CNPJ 40.979.011/0001-80
PIX 40979011000180 (CNPJ)
Enviar comprovante p/ (61) 99212 6634
Instagram: @salvaraltoparaiso
3 – Meninas de Luz
O Programa Meninas de Luz, voltado para mulheres gestantes e puérperas do Goiás, chegou em Alto Paraíso em 2017 por meio de parceria entre a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), a Prefeitura de Alto Paraíso e a Secretaria Municipal da Rede de Proteção.
Meninas de Luz mudou a realidade de muitas das gestantes atendidas, por estimular a autoestima da mulher e fortalecer o vínculo entre mãe e
filho. Desde o seu o início, o índice de gravidez não planejada, entre as participantes do grupo assistido, caiu significativamente.
Deseja contribuir?
4 – Centro de Vivências Crescer
Fundado em 1997, o Centro de Vivências Crescer tem como objetivo melhorar a
qualidade de vida de crianças e adolescentes de Alto Paraíso por meio de programas, projetos e serviços nas áreas de educação, cultura e assistência social. O foco principal são as crianças.
Para apoiar a instituição:
Telefone: (62) 3446-1544
5 - IPEARTES
O Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Sustentabilidade (Ipê Artes) foi criado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás (SEDUCE). Mais de 80 educadores contratados dedicam, cada um, 40 horas de trabalho semanais em atividades relacionadas a Arte-Educação, Sustentabilidade, Cultura de Paz, Educação para os Direitos Humanos e Diversidade e Educação Integral. O projeto atende a comunidade de Alto Paraíso, São Jorge, Cidade da Fraternidade, Comunidade do Moinho, Comunidade do Sertão, Teresina e Cavalcante.
Para mais informações e apoio:
Telefone: (62) 34462145
Insta: @ipeartes
6 - Mais Cerrado
A Mais Cerrado é uma Organização Sem Fins Lucrativos criada após a aprovação do
Plano de Manejo da Área de Preservação Ambiental - considerado uma ameaça para o Cerrado. A organização tem como objetivo criar redes e fortalecer parcerias em prol da preservação e recuperação do Bioma. Por isso, investem em ações de incentivo ao ecoturismo, à agroecologia, à produção orgânica, aos produtos típicos do bioma, programas de pagamentos por serviços ambientais (PSA), produção de água, recuperação ecossistêmica, pesquisas, educação ambiental, energia renovável e produtos medicinais.
Conheça um pouco mais e apoie:
Telefone: (61) 99866-9666
Os projetos à seguir foram criados pelo Instituto Caminho do Meio, Associação sem fins econômicos ou político-partidários. A entidade foi criada em 2013 com o objetivo de melhorar a
relação com a comunidade, escolas e empresas.
7 - Chapada Solidária
O Chapada Solidária é responsável por desenvolver campanhas durante o Covid-19 para arrecadar doações para comunidades em situação de vulnerabilidade na Chapada dos Veadeiros. O projeto já atendeu cerca de 2.400 famílias.
8 - Semente Amarela
O Projeto Semente Amarela desenvolve ações para conscientizar e orientar a população sobre maternidade e paternidade ativa, planejamento familiar, gestação saudável e consciente. O objetivo é criar uma rede de acolhimento a jovens, crianças e bebês que estão em situação de fragilidade.
9 - Agricultura Sintrópica
O projeto Agricultura Sintrópica foi criado para apresentar à população um sistema de produção que, ao mesmo tempo que produz alimentos saudáveis e de alto valor biológico, revegeta áreas que foram degradadas, por vezes trazendo de volta águas de cursos de rio e nascentes que haviam sido perdidas. Os beneficiados são técnicos do ICMBio, agricultores residentes no entorno de Unidades de Conservação, ribeirinhos, comunidades que vivem dentro de Reservas Extrativistas, Florestas Nacionais e de Áreas de Proteção Ambiental, estudantes universitários das mais variadas áreas afins, técnicos, extensionistas e o público em geral.
10 - Investigando a Nossa Natureza
Esse projeto nasceu da vontade de apresentar às crianças a importância dos cuidados com a natureza. Dessa forma, alunos de escolas públicas e privadas podem vivenciar experiências por meio de passeios monitorados dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Mais de 800 crianças foram beneficiadas com o projeto.
Conheça o Instituto e apoie as iniciativas:
Telefone: (51) 98472 0384
e-mail: falecom@institutocaminhodomeio.org.br
Muito legal! Qual é o contato desse projeto Agricultura Sintropica?