top of page

Conheça a Escola Vila Verde, e saiba como ajudá-la a crescer e continuar sendo umas das escolas tran


Escola Vila Verde, em Alto Paraíso – GO, tem como base as Cinco Sabedorias de ação no mundo. As crianças e jovens descobrem a importância de reconhecer seu mundo interno e, a partir disso, deixam florescer suas qualidades para a construção de um mundo melhor. Em 2018, a Escola abrirá o Ensino Médio, beneficiando mais de 112 jovens e crianças.


"Estimular uma educação que ressalte as qualidades potentes e criativas é ir além das visões que tentam padronizar crianças e jovens em um mundo formatado."

Lama Padma Samten

A Escola é mantida pelo Instituto Caminho do Meio e apoiada pelo Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), sob orientação do Lama Padma Samten. Já existe há 07 anos e há três é coordenada por Fernando Leão e Eliane Hatsumura, foi reconhecida em 2015 pelo MEC como um centro de Referência de Inovação e Criatividade na Educação e é membro da comunidade Escolas Transformadoras da Ashoka e do Instituto Alana. O grande diferencial da Vila Verde é utilizar uma pedagogia voltada para o reconhecimento das qualidades inatas de acolhimento, apoio, orientação, aprimoramento e liberdade, as chamadas cinco sabedorias que são base da ação budista no mundo.


A escola possui uma postura laica que ressalta a importância de encontrarmos valores comuns a todos humanos e os demais seres. “Um outro ponto importante que utilizamos é a pedagogia de projetos: os estudantes fazem convergir as diversas áreas do conhecimento como Português, Matemática, História em torno de temas do seu interesse sempre apresentando o resultado para a comunidade escolar”, afirma Fernando Leão.

"Se tivermos a oportunidade de, nessa geração, ajudar pelo menos alguns seres a não precisarem entrar nessa máquina e poderem despertar, já enquanto crianças pequenas, para um mundo mais amplo, isso é maravilhoso." Lama Padma Samten


O terceiro ponto de sustentação pedagógica da escola é o Meio Ambiente. Situada na Chapada dos Veadeiros e vizinha do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – reconhecido pela UNESCO como patrimônio da humanidade, a temática ambiental é um assunto natural na escola que ocupa uma área de 44 hectares.


Em 2018, a Escola Vila Verde abrirá o Ensino Médio, beneficiando cerca de 112 crianças e jovens e mais de cem famílias. Para tanto, será necessário construir mais cinco salas e por isso está precisando da sua colaboração. A Campanha de Expansão está orçada em 224 mil reais e sua contribuição irá fazer com que, juntos, possamos oferecer novos referenciais para a formação de agentes transformadores de si mesmos e do mundo.

A Escola Vila Verde agradece sua participação nesse sonho!



342 views0 comments

DESTAQUES

Assine a nossa newsletter

Obrigado pelo envio!

Sitha_-_Terapeuta_-_Alto_Paraíso_-_Chapa
Banner_300x500_Guia_Alto_Paraíso.jpg
bottom of page