top of page

Reabertura da Chapada divide opiniões entre os moradores

Updated: Aug 25, 2020


Após cinco meses fechado por conta da pandemia, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros reabriu oficialmente na última terça-feira, 18 de agosto. A prefeitura de Alto Paraíso autorizou em decreto o funcionamento de lojas, hotéis, pousadas, bares e turismo na cidade. As atividades retomadas deverão seguir todas as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a prevenção da Covid-19. Entretanto, há divergências entre moradores com relação à nova medida.


Grande parte da população é contra a reabertura, pois afirma se preocupar com a segurança dos mais vulneráveis já que a cidade recebe turistas de todos os lugares do Brasil - uma média de cinco mil visitantes durante as altas temporadas. Ou seja, a retomada do turismo pode aumentar o número de casos que já chegou 110, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de 21 de agosto.


Contudo, muitos comerciantes, empresários e empreendedores priorizam a rotatividade na economia local que gera a renda. “É uma situação complexa porque as pessoas precisam se sustentar, e essa pandemia já tirou o emprego de muita gente, as pousadas e os guias dependem do turismo na cidade”, afirmou a dona de uma pousada local que preferiu não se identificar.

A decisão autoriza a retomada das atividades econômicas da cidade, desde que haja fiscalização e aprovação da prefeitura, e a liberação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A medida entrou em vigor após a publicação do decreto municipal de Alto Paraíso de Goiás no Diário Oficial da União no dia 17.

Sendo assim, o proprietário deverá abrir uma solicitação que será avaliada pelo Centro de Operação de Emergência em Saúde (COE) municipal para fiscalizar o cumprimento de todas as medidas de segurança no estabelecimento. Esses protocolos foram definidos por representantes da economia local e da sociedade civil em conjunto.


331 views0 comments

Recent Posts

See All

DESTAQUES

Assine a nossa newsletter

Obrigado pelo envio!

Sitha_-_Terapeuta_-_Alto_Paraíso_-_Chapa
Banner_300x500_Guia_Alto_Paraíso.jpg
bottom of page