Desmatamento ilegal de quase 1 mil hectares em terras quilombolas na Chapada dos Veadeiros


Em poucos dias uma verdadeira fatia do cerrado e das terras na cabeceira do Rio Prata foram simplesmente derrubadas para a plantação de soja. Correntaço! Máquinas pesadas trabalham no local. Enquanto isso autoridades nem se manifestam.


A Secretaria de Meio Ambiente de Goiás (Semad) apurou que já foram desmatados ilegalmente quase 1 mil hectares desde dezembro do ano passado, sendo que mais de 500 hectares foram degradados nos últimos 15 dias em duas fazendas do local, próximo ao complexo de cachoeiras do Rio Prata.




“Eles foram abrindo devagar os primeiros 500 hectares e os últimos 500 fizeram praticamente de uma vez só”, explicou a secretária Andrea Vulcanis, que está indo ao local, mas já tem uma equipe na região. Também está lá apurando a situação a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente de Goiás (Dema).

Não há licença

Qualquer ação no território calunga precisa de autorização da comunidade, o que não aconteceu. Vulcanis explicou ainda que mesmo se o pedido de licença tivesse sido feito à Semad, ele teria sido negado. “E no tamanho que está sendo proposto, seria preciso de um Eia/Rima (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) e uma série de ações. Não pode acontecer dessa forma não”, disse. De acordo com ela, o desmatamento é grande e a situação é séria.  As fazendas ficam dentro do quilombo calunga do Prata, na região do Rio com o mesmo nome e do qual a comunidade depende. “Sem contar que ali tem lindas cachoeiras que é de onde muitos calungas tiram renda com o turismo. Está fechado agora por causa da pandemia”, explicou. De acordo com ele, foi apurado até o momento que o desmatamento seria para plantio de soja. “Está dentro do nosso território, que a gente preserva há mais de 300 anos”, disse Trechos da matéria retirada do Correiro Braziliense O Conselho de Turismo de Cavalcante criou um abaixo assinado para denunciar os crimes contra o meio ambiente.


Salve o cerrado!!!!


99 views

DESTAQUES

Assine a nossa newsletter