top of page

Busca crescente por imóveis na Chapada pode ser arriscado para a região

Saiba como proteger o cerrado


Com a pandemia, a procura por terras na Chapada dos Verdadeiros em Goiás cresceu tanto que a oferta está abaixo da demanda. Esse aumento pode ser prejudicial para a região, caso não haja atenção ao planejamento de mínimo impacto ambiental.



De acordo com o educador ambiental e corretor de imóveis Elmo Soraggi, qualquer intervenção mal orientada nessas terras pode causar impactos irreversíveis, provocando voçorocas, erosões e assoreamento de córregos, rios e nascentes.


“É muito comum ver pessoas comprando por impulso emocional causado pela bela vista das veredas e campos, sem contar a comunicação sedutora de alguns vendedores ou intermediadores, que, em busca de ganho financeiro, se esquecem ou não conhecem a fragilidade dos campos úmidos e veredas, que são repositores de água ao lençol freático.


Principalmente na época das secas muitas pessoas compram estas áreas e quando chegam as chuvas, mal conseguem acessar o local”, disse o educador.



Antes de comprar uma terra na Chapada dos Veadeiros, o comprar deve estar por dentro das leis e do código florestal brasileiro, do plano de manejo da APA Pouso Alto e respeitar o distanciamento de áreas de solos hidro mórficos, nascentes, cursos d'água, matas e a zona de amortecimento do parque nacional.


“É preciso muito amor e carinho pela nossa delicada e exuberante Chapada dos Veadeiros. Se continuarmos no mesmo ritmo de ocupação sem cuidados e carinho, em poucos anos teremos inúmeros condomínios como o entorno de Brasília em volta do Parque Nacional”, salienta Soraggi.


Elmo ressalta, ainda, que é possível ver pelo google eart o grande volume de areia levado pelas chuvas, o que provoca assoreamento no córrego Almécegas.


Segundo ele, isso se dá devido a abertura de estradas, "mata-burros" e pontes. Sem falar das estradas que são abertas em cada módulo sem critérios técnicos de implantação de dispersores de energia.


“A sugestão é de que mudemos o conceito de ocupação, e de divisão das áreas sem fatiarmos a terra como áreas compridas e estreitas, visando apenas o lucro em detrimento da destruição da natureza e sem causar prejuízos financeiros aos compradores”, avalia o corretor.


Aos que buscam por terrenos na Chapada, a dica é que optem por consultoria especializada com o objetivo de minimizar os impactos ambientais, sociais e econômicos, bem como preservar a paisagem original da região. Além disso, ao pensar no projeto de construção, opte por aqueles que mais se adequem à natureza, como projetos de casas biosustentáveis.

98 views0 comments

Recent Posts

See All

DESTAQUES

Assine a nossa newsletter

Obrigado pelo envio!

Sitha_-_Terapeuta_-_Alto_Paraíso_-_Chapa
Banner_300x500_Guia_Alto_Paraíso.jpg
bottom of page