• Tami Teo

Projeto Reciclar é Preciso troca recicláveis por moeda social

Updated: 4 days ago


O Reciclar é Preciso é um projeto socioambiental criado pela associação Reciclealto e que promove sustentabilidade por meio de troca de resíduos sólidos secos por uma moeda social. O objetivo do programa, lançado em junho, é promover a educação ambiental e motivar a contribuição com a coleta seletiva na comunidade.


A moeda foi chamada de Reciclado e se trata de um cupom de mesmo valor monetário do real. Ela pode ser trocada por alimentos, remédios, produtos de limpeza, ração animal, entre outros, nos lugares credenciados pela Reciclealto. Cada nota de Reciclado traz em sua estampa um animal do Cerrado.


“Optamos pela moeda social para evitar que uma parcela da comunidade use os benefícios do programa para comprar álcool ou drogas visto que a moeda só pode ser usada para comprar alimentos e produtos específicos”, afirmou Luís Carlos Gojvscek, um dos criadores do Reciclar é Preciso. A troca com os estabelecimentos participantes é feita até o dia 10 de cada mês, quando a Reciclealto resgata a moeda Reciclado e paga o mesmo valor em real.


O projeto ganhou o apelido de “ganha, ganha”, já que todos os setores da sociedade são beneficiados. O meio ambiente é preservado, a cidade fica mais limpa, há mais movimentação da economia local, a população pode trocar algo que jogaria no lixo por alimentos e itens essenciais.

Como participar:


- A seleção do material deve ser feita por você (quem gerou o lixo) antes de levar para o ponto de entrega.


- O material deve estar limpo, sem restos de comida ou outro tipo de sujeira. Dependendo da condição do reciclável, ele não poderá ser trocado pela moeda social, RECICLADO.


- A pesagem e pagamento dos materiais recicláveis serão feitos no ato da entrega.


- Os valores pagos pelos resíduos variam de acordo com o valor de mercado, que muda ao longo do ano. Dessa forma, os valores são informados no ato da entrega e há um painel fixado no local com a relação de preços do dia.


- Quando os recicláveis vierem separados por tipo de material, por exemplo: um saco somente com plásticos, um somente com latinhas e outro somente com PET, você poderá receber mais por eles.


- Porém, quando os recicláveis vierem misturados, serão pagos como plástico misto, sendo assim, o valor é mais baixo.


- Qualquer dúvida sobre a separação de resíduos será esclarecida pelo colaborador presente no momento.


- Para que a troca seja possível, é necessário que você junte no mínimo 1kg de resíduo reciclável.


- Ponto de entrega: ao lado da Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás. Horário de funcionamento: das 08h30 às 12h00, de segunda-feira a sábado.


- Para informações sobre o projeto Reciclar é Preciso, consulte as mídias sociais da Reciclealto. Facebook: https://www.facebook.com/associacaoreciclealto e Instagram: @reciclealto


Os resíduos recicláveis recebidos são:

🔺Latinha de ferro e de alumínio

🔺Latão

🔺Outros materiais de alumínio

🔺Cobre

🔺Cobre sujo

🔺Plástico incolor

🔺Plástico colorido

🔺Plástico preto

🔺PET

🔺PEAD

🔺Misto


A moeda social Reciclado poderá ser utilizada somente nos seguintes parceiros do projeto:

🔹Supermercado Barreto

🔹Supermercado Ponto Certo

🔹Farmácia Cristal

🔹Mercado da Lu

🔹Banca do Rodrigo - feira do Produtor Rural

🔹Loja Agro Chapada


A Reciclealto

A Reciclealto é a única associação de reciclagem da Chapada dos Veadeiros e é responsável pela reciclagem de 10 a 12 tonelada de materiais por mês, ou seja, 3% de todos os resíduos sólidos da região. 97% dos recicláveis consumidos acabam nos lixões e, eventualmente, no ambiente.


A associação foi criada em 2011 pelo casal Mara Regina Rodrigues Gojvscek, de 49 anos, e Luís Carlos Gojvscek, de 55. Em 2013, eles conseguiram uma parceria com a prefeitura de Alto Paraíso e uma permissão para usar o galpão de lixo da cidade. Nesse mesmo ano, também implementaram os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Hoje são 17 pontos em locais estratégicos da cidade.


A Reciclealto oferece oficinas às quartas-feiras, das 9h às 12h para qualquer um que queira conhecer o processo de coleta e separação de recicláveis da Chapada. O galpão fica na Rodovia GO 118, 73770-000, Alto Paraíso de Goiás, e é preciso agendamento prévio pelo WhatsApp ou redes sociais.



78 views

DESTAQUES

Assine a nossa newsletter