• Carol Oliveira

Livro homenageia 28 mulheres inspiradoras da Chapada dos Veadeiros

Updated: Mar 30

Beleza Interior conta a história de 28 mulheres que se dedicam à transformação social


A fotógrafa Melissa Maurer e a escritora Priscila Marília Martins lançaram recentemente um livro intitulado Beleza Interior que conta a história de 28 mulheres inspiradoras de Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. Todas elas têm algo em comum: dedicaram suas vidas para fazer algo em prol da comunidade.


Delmar, pedagoga da zona rural de Alto Paraíso

Melissa Maurer conta que na região existem muitas mulheres fortes, cheias de potencialidade.


Eu sempre fiz uma analogia do cerrado com a mulher, por considerá-lo diverso, forte ao mesmo tempo que sensível, resiliente e belo. O nosso bioma traz essa energia feminina. Nada mais justo do que escolher mulheres que nasceram ou escolherem viver nesse cenário para representar todas as outras mulheres”, ressalta.

Tila Avelino, líder comunitária, produtora cultural, empresária

Segundo a fotógrafa, as homenageadas têm idades variadas e são de diversas áreas, como saúde, educação, assistência social e cultura.


“O objetivo do projeto é ressaltar a beleza interior da mulher. Todas as homenageadas dedicaram parte de suas vidas para fazer o bem comum, algo que beneficia a todos”, explica.

Daniela Ribeiro, bióloga, guardiã ambiental

Todas as pessoas envolvidas na produção do livro são mulheres. Priscila Marília Martins que ficou responsável pela escrita, fala da parceria com Melissa.


“Costumo brincar que o olhar da Mel melhora o meu. É algo mútuo. A gente consegue perceber isso abrindo a nossa sensibilidade ao pensar e estender esse cuidado às outras mulheres do município e fora dele e nos outros trabalhos que temos desenvolvido juntas”, salienta.

Com a intenção de fortalecer os projetos sociais em andamento no município, as autoras do livro decidiram repassar 50% da renda obtida com as vendas para quatro projetos de algumas das mulheres apresentadas no livro.


São eles: Semente Amarela, da Ângela Matos, que dá assistência e acolhimento às gestantes de Alto Paraíso - a Associação Assistencial Paulo de Tarso, uma das mais antigas da cidade, da dona Romilda, que tem creche, bazar, idosos, escola de música, e distribuição do sopão - a Associação Reciclealto, da Mara, que cuida dos reciclados da cidade, preservando o meio ambiente e o Projeto Ensino Rural, do assentamento Esusa, da Jeniffer, uma jovem de 14 anos que criou uma biblioteca em casa para incentivar a leitura e o conhecimento na zona rural.



“Além de contar a história dessas mulheres incríveis, queremos incentivar e fortalecer esses projetos que são tão importantes para Alto Paraíso beneficiando tantas pessoas”, reforça Melissa.


O Livro Beleza Interior custa R$ 35,00 com opções de frete para todo o país, sendo que Brasília, Goiânia e Alto Paraíso têm opções de retirada sem custo de frete. Para adquirir um exemplar basta entrar em contato pelo e-mail melmelissamaurer@gmail.com ou via Whatsapp (62) 99956-9553 com Alexandra.



127 views0 comments

DESTAQUES

Assine a nossa newsletter

Obrigado pelo envio!