top of page

Mãe de Óleos: marca de óleos naturais produzidos por mulheres kalungas

Updated: Sep 23, 2022



Se você mora ou visita a Chapada dos Veadeiros já deve ter visto nas feiras tradicionais dos municípios, os produtos naturais da marca Mãe de Óleos Kalunga. Se não conhece, se liga nessa informação.


Dez mulheres do território Kalunga, de Vão das Almas em Cavalcante de Goiás, produzem, à partir de recursos naturais do Cerrado, óleos de pequi, mamona, tingui, pimenta de macaco, entre outros produtos como a polpa do coco indaiá e remédios feitos de raízes naturais.



Os óleos das kalungas chegaram às feiras da Chapada com o apoio da Articulação Pacari, que auxiliou na conexão das mulheres com os municípios, como Alto Paraíso, além de elaborar a logomarca e o rótulo, O intuito é que não haja intermediários na venda.


A Articulação Pacari é uma rede socioambiental formada por organizações comunitárias e pessoas que praticam a medicina tradicional através do uso sustentável da biodiversidade do bioma Cerrado.


O território quilombola Kalunga é o maior do país. A área possui uma rica diversidade, que tem sido preservada por seus habitantes há séculos. O seu povo também cultiva mandioca, milho, arroz, jiló, abóbora, fumo e algodão. Há relatos de que a tradição foi passada pelos avá-canoeiros, indígenas que viviam na região antes da formação do quilombo.


A dica de hoje é: Ao visitar as feiras na Chapada dos Veadeiros, não deixe de procurar pelos produtos Mãe de Óleos Kalunga. Pergunte sobre os seus benefícios e se surpreenda!


Além de cuidar da saúde, você estará contribuindo para o fortalecimento da cultura Kalunga e para a preservação do Cerrado.

66 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


DESTAQUES

Assine a nossa newsletter

Obrigado pelo envio!

Sitha_-_Terapeuta_-_Alto_Paraíso_-_Chapa
Banner_300x500_Guia_Alto_Paraíso.jpg
bottom of page