top of page

Cachoeira de formação geológica única está aberta para visitação

Updated: Oct 9, 2022



Reaberta há poucos meses na Chapada dos Veadeiros, a Cachoeira Caracol encanta turistas e pesquisadores devido à sua formação geológica única.


A atração fica no complexo do rio caldeira, a 19 km de alto paraíso na GO 239, sentido Sertão. No complexo existem outras três cachoeiras: a do Pedrão, a Walquiria 1 e a Walquiria 2. A trilha até a primeira queda é de aproximadamente 1,6 km a partir do estacionamento.


O caminho é fácil, grande parte com sombra. Os pontos que exigem um pouco mais de atenção e equilíbrio, contam com cordas ou suportes que facilitam o acesso. O percurso também inclui algumas travessias pelo rio.


A primeira parada é na cachoeira do Pedrão, onde já é possível dar um mergulho em seu grande poço.


Cachoeira do Pedrão

Há poucos metros dali está a Walquiria 1, que também possui um lindo e profundo poço, onde se pode nadar e já visualizar a Walquiria 2. Uma queda é seguida da outra e dá a impressão de uma imensa cachoeira. A união das duas resulta em 148 metros de altura.


Walquiria 1

Walquiria 2

Em seguida se chega à grande e última atração: a Cachoeira Caracol. Para acessá-la é preciso o uso de equipamentos, que são oferecidos no local. Com o auxílio de um guardião, os turistas usam uma cadeirinha presa numa corda de segurança e capacete.


Subida para a cachoeira Caracol

Equipamentos de segurança

Por motivo de segurança, apenas crianças acima de 10 anos podem acessar o local. Apesar de todo o aparato, é tranquilo acessar todos os pontos.


Ao chegar no topo, de um lado, se vê uma linda paisagem verde com morros e vista para as outras duas cachoeiras. Do outro lado, a cachoeira com uma erosão que lembra um caracol ou um espiral.


Vista para os morros e Walquirias

Cachoeira Caracol

É possível mergulhar no poço e ir até a queda d’água onde se vê um vão com grandes pedras pressionadas entre suas paredes. Local que tende a ser um espaço para rapel futuramente, de acordo com os donos.


Um estudo geológico classifica o atrativo como uma região de grande valor científico e educativo, que devido às movimentações tectônicas, formou cachoeiras, poços, bem como uma erosão diferencial, proporcionando paisagens exuberantes e únicas.


Para conhecer o complexo rio caldeira é preciso contratar um guia credenciado. Acesse o instagram @complexoriocaldeira para mais informações ou entre em contato pelo número (61) 99965-8738 e fale com a Kátia.


A compra de ingressos pode ser feita de segunda à sábado de 9h às 20h20 no Hotel Tapindaré na loja Fluorita Boutique em Alto Paraíso.


O valor da entrada é de R$ 80 reais para turistas e R$ 40 reais para moradores com título de eleitor e endereço fixo.

944 views0 comments

Comentários


DESTAQUES

Assine a nossa newsletter

Obrigado pelo envio!

Sitha_-_Terapeuta_-_Alto_Paraíso_-_Chapa
Banner_300x500_Guia_Alto_Paraíso.jpg
bottom of page