NASA destaca fotografia do espaço capturada em Alto Paraíso de Goiás por fotografo brasileiro

Apaixonado por fotografar estrelas, galáxias e fenômenos astronômicos, o brasileiro Carlos "Kiko" Fairbairn viu uma de suas imagens, registrada na cidade de Alto Paraíso de Goiás, dentro da Chapada dos Veadeiros, ser selecionada pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.

A foto ocupou nesta sexta o site Astronomy Picture of the Day, da Nasa. E não é a primeira vez que o astrofotógrafo tem uma foto exibida no site da maior agência espacial do mundo. Essa foi a oitava vez que o brasileiro teve uma foto sua selecionada pela agência.

"Meu intuito é, via fotografia, levar as belezas do universo e do cosmos para o público em geral, levar a palavra da astronomia e das ciências para os brasileiros — diz o astrofotógrafo, que trabalha na área ambiental."

Na imagem, se vê muito claramente a constelação do Cruzeiro do Sul à esquerda. Na direita, se destaca a nebulosa Eta Carinae, que tem 200 anos-luz de extensão e é um grande berçário estelar. Tem também uma nebulosa menor, bem no meio da foto, que é conhecida como "Running Chicken" (galinha que corre).

A escolha pela Chapada dos Veadeiros, segundo Fairbairn, tem a ver com a escuridão do céu local durante a noite, graças à pouca poluição luminosa ao redor.

"Eu vou sempre para lugares livres de poluição luminosa para fazer essas fotos. Dentro de cidade grande é muito mais complicado fazer esse tipo de imagem."

"O que acho legal é que eles dão espaço para pessoas que não estão em observatórios profissionais", diz Fairbain à GALILEU. "Acho isso importante porque cria uma ponte de proximidade das pessoas com a ciência e a astronomia."

"Essa constelação compacta é encimada por Gamma Crucis amarelada brilhante, uma estrela gigante fria a meros 88 anos-luz de distância. Uma linha de Gamma Crucis através da estrela azul na parte inferior da cruz, Alpha Crucis, aponta para o polo celeste sul."

Ao lado de mais 24 astrofotógrafos brasileiros amadores, Fairbain lançou o livro Encontro Brasileiro de Astrofotografia, Vol. - 2018. A obra reúne mais de 70 imagens do espaço, entre aglomerados de galáxias, estrelas, nebulosas e pulsares. "A astrofotografia tem poder muito grande de fazer a tradução entre o universo e as pessoas", comenta ele.

O livro, que está disponível para download gratuito no site do Clube de Astronomia de Brasilia (CAsB), é destaque da edição de maio (nº 334) da Revista GALILEU.

219 views0 comments

DESTAQUES

Assine a nossa newsletter