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Conheça o IPEARTES, projeto que visa aproximar Alto Paraíso das Metas de Desenvolvimento Sustentável


O IPEARTES – Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Sustentabilidade – é um projeto piloto criado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás (SEDUCE), para desenvolver uma proposta de educação pública inovadora, elaborada à luz dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, com especial ênfase no objetivo #4, propondo a Arte-Educação como metodologia de ensino, e não apenas como ferramenta pedagógica, fundamentando-se na ideia de constituição de CIDADES EDUCADORAS, nas quais os seres humanos se desenvolvam de forma integral e sustentável.


O Instituto é parte fundamental da estratégia do Governo de Goiás para o alcance das metas estabelecidas para 2030, e é fruto do Decreto nº 8824/2016 – Alto Paraíso: Território do Bem Viver, que estabelece ações para a consecução dos 17 ODS, além de formular, implementar, avaliar e monitorar políticas públicas voltadas para esses objetivos.

O decreto é resultado de um Acordo de Cooperação assinado pelo Governo do Estado com a Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, sede do projeto, e entidades da sociedade civil atuantes na região da Área de Proteção Ambiental – APA de Pouso Alto, que circunda o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), região nordeste do Estado, escolhida como território de experimentação dessas novas práticas.


OBJETIVOS DO INSTITUTO

A proposta do IPEARTES é investir no florescimento de uma comunidade educadora no território do bem viver, ao promover uma plataforma básica, alicerçada em princípios e articulada a valores, permeada pela ideia de intertransdisciplinaridade, e desenvolvida por meio da pedagogia de projetos. Essa proposta é fruto de uma longa reflexão que vem sendo realizada desde 2005, quando a Secretaria de Educação do Estado cria o Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, que passa a sistematizar a política pública e a proposta pedagógica para a Arte-Educação na rede estadual.

Para experimentar a proposta, foi escolhido como escola-piloto o Educandário Humberto de Campos (EHC), localizado na Cidade da Fraternidade. Trata-se de uma escola situada na zona rural, atendendo a três grandes assentamentos de trabalhadores rurais, incluindo o Assentamento Silvio Rodrigues, maior do país. Acompanhadas por alguns dos mais importantes profissionais da pedagogia latino-americana contemporânea, as equipes do IPEARTES e EHC buscam compreender os novos desafios encontrados, na construção dessa comunidade educadora.

Compreendendo a centralidade da educação no desenvolvimento de uma sociedade sustentável, o IPEARTES atua em diversas frentes, articulado a parceiros que desenvolvem as mais variadas ações, progressivamente se colocando como dinamizador das potencialidades já existentes no território, ora contribuindo, ora conduzindo ações fundamentais para a construção dessa integração.


Equipe do IPEARTES


Alunos visitando o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Buscando incorporar todas as comunidades da APA de Pouso Alto na reflexão sobre a comunidade do bem viver, o IPEARTES realiza, desde 2017, a inovadora Olimpíada de Humanidades e Artes, envolvendo estudantes e educadores das seis cidades da região.

Baseados na colaboração, estudantes e educadores das escolas públicas apresentam seus projetos, e todos participam de vivências focadas na consolidação dos princípios da Arte-Educação, Sustentabilidade, Cultura de Paz, Educação para os Direitos Humanos e Diversidade e Educação Integral, os cinco princípios que orientam o IPEARTES. A Olimpíada tem atividades ao longo do ano, dinamizando a integração e aprofundando o alinhamento das comunidades. No fim do ano, o projeto culmina na realização do Festival de Humanidades e Artes, uma semana de encontros, escutas e compartilhamentos de experiências e saberes, que trarão inspirações para o ano letivo seguinte.


Encontro de Saberes - IPE Raizes

Além disso, os mais de 80 educadores contratados para o IPEARTES dedicam, cada um, 40 horas de trabalho semanais em atividades relacionadas a cada um dos nossos cinco princípios, ocupando e dinamizando espaços já existentes por toda a comunidade, principalmente em Alto Paraíso, São Jorge, Cidade da Fraternidade, Comunidade do Moinho, Comunidade do Sertão, Teresina e Cavalcante, trazendo propostas inovadoras, conduzidas por profissionais altamente qualificados.

Como resultado, espera-se contribuir para a construção de comunidades educadoras nas quais cada morador se sinta integrado, com qualidade de vida e felicidade.


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