Sexta edição do Festival ILUMINA na Chapada dos Veadeiros


A sexta edição do Festival Ilumina será realizada no Novo Portal da Chapada, em Alto Paraíso, de 06 a 08 de julho. O evento este ano conta com a presença do mestre Sri Prem Baba e das cantoras Vanessa da Mata, Mariene de Castro e Flavia Wenceslau. Além das principais atrações o evento traz vários terapeutas, yoguis, palestrantes e artistas que desenvolvem um trabalho vinculado ao autoconhecimento e ao despertar de uma nova consciência. O local fica ao lado do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros em Goiás, área de preservação do Bioma Cerrado, que cobre cerca de 22% do território nacional e é o segundo maior bioma da América Latina.


O líder humanitário Sri Prem Baba é quem abrirá o festival com o Satsang (do sânscrito Encontro com a Verdade), além de realizar duas palestras nos dias 07 e 08 de julho, respectivamente.

"O Festival Ilumina é uma festa vegana e consciente (sem uso de drogas, tabaco ou álcool) com o propósito de facilitar a ampliação da consciência individual, através do auto-conhecimento, da re-conexão com a natureza e do resgate de valores humanos elevados (sagrados, universais, ancestrais), amor e alegria", destaca Karla Duarte, idealizadora do evento.


O Festival Ilumina foi criado em 2013 por Lara Luzuah e Karla Duarte e recebeu 450 pessoas logo na estreia. Ano passado, em sua quinta edição, atingiu público de duas mil pessoas em dois dias de evento.

"O Festival Ilumina é independente e esperamos ressonar a música e as vivências promovidas aqui em ainda mais pessoas, focando-nos naquilo que é essencial e contribui para o desenvolvimento do ser humano", reflete a criadora do Festival e DJ, Lara Luzuah.

A identidade do Ilumina deste ano é marcada pela deusa Lakshmi, da prosperidade, segundo os hindus. Representada por uma mulher (sentada ou em pé) sobre uma flor de lótus, costuma ter moedas de ouro saindo de duas das quatro mãos, mas no Ilumina, é água que flui de suas mãos, simbolizando o Cerrado também conhecido como Berço das Águas no Brasil.


Música Vibrando Cura

Principal plataforma, a música ganhará destaque no Festival Ilumina com Vanessa da Mata, que prepara um show de voz e violão para o dia 08 com repertório exclusivo, além da cantora e compositora baiana Mariene de Castro, que tem cinco discos lançados, e Flavia Wenceslau vencedora de dois prêmios Caymmi de música.




Com o objetivo de despertar a consciência do público, Pablo Robles se apresentará com seu projeto VibrA, que mescla aromas e reiki a mantras e sons de tigelas de quartzo, de bateria, didjeridu (instrumento de sopro australiano) e shakuhachi (instrumento de sopro oriental). A DJ Lara Luzuah levará ao público seu DJ set de ritmos brasileiro, afro e oriental, ao passo em que, num concerto Instrumental, Prem Jitendra tocará rasas e ragas, raízes da música clássica indiana.

O movimento Awaken Love se faz presente no Festival Ilumina por meio dos Awaken Mantras. Trata-se de um concerto com o objetivo de levar ao público os bhajans, que são orações em forma de canções, cheias de significados, como uma forma de meditar e de cultivar o bem-estar. Haverá também a Awaken Love Band, formada por músicos de todos os cantos do mundo que se reúnem para o despertar de uma consciência amorosa através da música produzida na frequência de 432 Hz, que estimula a produção de serotonina e tem efeitos profundos sobre a consciência e também no nível celular do corpo uma vez que é a frequência dos batimentos cardíacos.


Vivências Terapêuticas

Programação imersiva do Festival, as vivências contam com duas palestras de Sri Prem Baba, mestre brasileiro que une conhecimentos para fortalecer valores humanos, espirituais e sociais, e que escreveu diversos livros, como “Amar e Ser Livre – As Bases Para Uma Nova Sociedade”, “Transformando o Sofrimento em Alegria”, e o mais recente e best seller, “O Propósito – A Coragem de Ser Quem Somos”. Discípulo de Prem Baba, Fernando Belatto, criador de O Despertar do Guerreiro Interno, ou O-DGI, fará uma demonstração deste método que conecta meditação e autoconhecimento, exercitando o cultivo da paz.

Pio Campo entrará com a Dançaterapia, um caminho de reapropriação da linguagem corporal por meio de estímulos criativos que visam despertar a consciência humana. Ainda em torno da dança, o Ilumina terá Manuela Barroso e suas Danças Circulares num resgate de ritos sagrados, sabedorias ancestrais de várias tradições do mundo. Já Fernanda Cunha combinará ferramentas do Yoga, da dança e de outras filosofias, no Yoga Dance, para atingir o equilíbrio em todos os aspectos, seja físico, mental, emocional e espiritual.

Dentre as vivências, está programado o Espaço Awaken Love Yoga, ferramenta de autoconhecimento de Yoga, ciência que combina técnicas milenares para, essencialmente, trazer a atenção para o aqui e agora. Serão várias práticas diárias durante todo o Festival.

Progamação

6 DE JULHO 16h: Monólogo Gandhi com João Signorelli 17h: Música - Projeto VibrA com Pablo Robles 18h: Awaken Mantras 18h20: Satsang com Sri Prem Baba 20h20: Awaken Mantras

7 DE JULHO 8h: Meditação Awaken Love com Pedro Lobo 9h30: O-DGI com Fernando Belatto 10h45: Awaken Mantras 11h: Palestra com Sri Prem Baba 14h: Palestra Lugar de Médico é na Cozinha com Dr. Alberto Peribanez 15h30: Yoga da Voz com Alba Lírio e Nitai Padma Kamala Das 17h: DJ Lara Luzuah 18h20: Dança Circular com Manuela Barroso 19h40: Flávia Wenceslau 21h20: Mariene de Castro

8 DE JULHO 9h: Awaken Mantras 9h30: Palestra com Sri Prem Baba 11h: Música Indiana Instrumental com Prem Jitendra 14h: Saúde e Bem-Estar com Conceição Trucom 15h: Danzamedicina com Morena Cardoso 16h30: Yogadance com Fernanda Cunha 18h: Dança Terapia com Pio Campo 19h30: Junior Tana e Dani Cavalcante 21h: Vanessa da Mata

**Programação confirmada, porém sujeita a alterações


Workshops

Nesse ano o Festival Ilumina traz uma novidade, de 03 a 06 e 09 a 13 de julho, paralelamente ao Festival Ilumina, ocorrem 29 workshops de aprofundamento abrangendo as temáticas do autoconhecimento, música, sagrado feminino, corpo e yoga, e alimentação consciente, com 44 vagas a cada turma. Entre as opções, a atriz, escritora e mestre em desenvolvimento humano, Maria Paula, ministra o Liberdade Crônica, dia 04 de julho. Já o Instituto Biorregional do Cerrado é responsável pelo workshop Design Social Permacultural para Formação de Ecovilas e Comunidades Sustentáveis, dias 10 e 11 de julho. E ainda há abordagens, como Yoga Dance, Yoga da Voz, Mindfulness, DanzaMedicina, O-DGI, entre outros, cujas matrículas variam de R$ 375,00 a R$ 750,00.

Festival Ilumina 2018

Data: 06 de julho, às 16h, e 07 e 08 de julho, às 8h

Local: Novo Portal da Chapada - Rodovia GO 239, km 9 (Estrada para São Jorge),

Alto Paraíso de Goiás, GO - Brasil

Mais Informações

Site: https://www.festivalilumina.com/

Contato: info@festivalilumina.com

Classificação etária: livre


DESTAQUES

Assine a nossa newsletter