top of page

Raízes III: Grande Encontro de Raizeiros, Parteiras, Benzedeiras e Pajés na Chapada dos Veadeiros


Em 2018 a Chapada terá a alegria de receber a 3ª Edição do encontro Raizes Raízes III: Grande Encontro de Raizeiros, Parteiras, Benzedeiras e Pajés na Chapada dos Veadeiros” a ser realizado de 24 a 27 de maio, O evento terá atividades em locais variados em Alto Paraíso e na Vila de São Jorge. Uma grande oportunidade de troca de saberes entre os povos e gerações.


Mais uma vez, o evento segue gratuito e aberto a qualquer interessado em saber um pouco mais sobre as diversas formas de curas realizadas pelos povos tradicionais. O Encontro oferecerá oficinas de remédios caseiros, rodas de conversa, saídas de campo (caminhadas no Cerrado) para identificação de plantas medicinais, palestras, exibição de documentários sobre a temática, feira de produtos artesanais, entre outros.




Não há necessidade de inscrição prévia para a maioria das atividades do evento, é chegar e participar. Somente para as oficinas, que é obrigatório inscrição e serão realizadas no primeiro dia do evento. O RAÍZES é realizado pela mobilização voluntária de seus organizadores, que, como a colaboradora Joana Queiroz que diz:

“Seguimos o impulso do coração nesta missão de promover um encontro feito especialmente para os próprios detentores do saber, para que eles possam trocar, ensinar, conviver, se aproximar, semear”.


Apoios, Patrocínios e Contribuições O evento é gratuito, mas aceita apadrinhamentos ou patrocínio para interessados em apoiar a iniciativa. Para entrar em contato sobre apoio do evento os contatos são: 62-99941 3464 ou tresluasetno@gmail.com para envio de valores e contrapartidas. Durante o evento a organização providenciará urnas para as pessoas que queiram apoiar financeiramente de forma voluntária. Todo o dinheiro arrecadado é revertido para compra de passagens, combustível para deslocamento, alimentação e ajuda de custos dos pajés, parteiras, raizeir@s, benzedeiras e benzedores, além do custeio de materiais para oficinas, divulgação, entre outros.


"A gente faz esse evento pela mobilização voluntária de todos. Precisamos de muito patrocínio, muito apoio. Por mais que recebamos ajuda local, precisamos de alimentação, do transporte. Tem pajés que vêm do Acre, do Tocantis. Tem os Kalungas. Quanto mais apoio a gente conseguir, mais mestres dos saberes tradicionais podemos trazer". Comenta Daniela idealizadora do evento.

Noites Culturais Somente durante as noites de sexta (25/05) e sábado (26/05) haverá cobrança de ingresso, na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, para as noites culturais temáticas, que também estão sendo organizadas no intuito de angariar fundos para os mestres dos saberes tradicionais ali presentes. Raizeiros que cantam, tocam sanfona, viola caipira, kalungas dançando sussa, apresentação indígena, performance temática e muito mais. Como haverá Feira para venda de produtos confeccionados pelos mestres dos saberes populares e stands de patrocinadores com produtos afins, aconselhamos trazer dinheiro em espécie, uma vez que a cidade se encontra com ausência de bancos e caixas 24h. Para que o o nosso terceiro RAÍZES aconteça e seja um sucesso ainda maior do que tem sido, contamos novamente com o seu apoio. *Interessados em trabalho voluntário durante o evento, é necessário entrar em contato para se cadastrar e participar de reuniões prévias para se inteirar.


INFORMAÇÕES

Evento: Raizes III: Encontro de Raizeiros, Parteiras, Benzedeiras e Pajés da Chapada dos Veadeiros

Data: 24 a 27 de Maio

Local: Alto Paraíso e Vila de São Jorge - Chapada dos Veadeiros - GO Link do evento: https://www.facebook.com/events/133017510844850/ Contatos: Daniela Ribeiro tresluasetno@gmail.com ou (62)99941-3464







631 views0 comments

DESTAQUES

Assine a nossa newsletter

Obrigado pelo envio!

Sitha_-_Terapeuta_-_Alto_Paraíso_-_Chapa
Banner_300x500_Guia_Alto_Paraíso.jpg
bottom of page