Chuva finalmente cai na Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional reabre suas portas


Após 13 dias de trabalhos intensos mais de 400 brigadistas, o incêndio na Chapada dos Veadeiros finalmente foi controlado no domingo (30). A chuva que caiu no sábado (29) ajudou apagando a maior parte dos focos.


O chefe do Parque Nacional da Chapada, Fernando Tatagiba, que ajuda no trabalho do Corpo de Bombeiros, declarou que o fogo – considerado o maior da história a atingir a região – após as chuvas está controlado.

O fogo começou no dia 10 de outubro, mas foi apagado. Uma semana depois, no dia 17, novos focos apareceram e consumiram 68 mil hectares de zona verde. Os animais resgatados no incêndio são levados para o Zoológico de Brasília (DF) para tratamento a partir desta segunda-feira (30).


Incêndios controlados e cachoeiras voltam a ter visitação!

Após o fim das queimadas com o início da chuva o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros voltou a abrir suas portas dia 1º de Novembro para visitação e o tráfego de visitantes voltou a crescer na Chapada.



A ação da sociedade civil continua e serão criadas novas brigadas para os próximos anos

Um dos pontos que chamou mais atenção dos incêndios foi a organização e união da sociedade civil das cidades de Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante que rapidamente articularam brigadas voluntárias e uma rede de combate aos incêndios a Rede Contra Fogo, com campanhas e sistema de abastecimento e doações para o combate ao fogo. A campanha de financiamento coletivo arrecadou quase o dobro da meta emergencial e os voluntários resolveram ampliar a meta para criar mais brigadas voluntárias e investir em ações de consciência ambiental na região.


catarse.me/redecontrafogoveadeiros


DESTAQUES

Assine a nossa newsletter