ECCO 2017: Ambientalistas, Indígenas, Quilombolas, Ecovileiros, Permacultores e outros ativistas, ju


A humanidade encontra-se em uma grave crise global, seja ela econômica, política, social, ambiental ou até mesmo uma crise de valores. O fato é que com o aumento das novas tecnologias e consequentemente o crescimento da população mundial, aliada a nossa faminta cultura de consumo, estão impulsionando a devastação do planeta para produção de insumos para a humanidade. A triste realidade é que o planeta Terra passa hoje pela sua sexta extinção em massa, (a última foi causada por um meteoro que extinguiu os dinossauros), porém dessa vez a causa da extinção em massa não é um meteoro ou uma era glacial, o atual fator de desequilíbrio planetário é uma espécie muito curiosa: o Ser Humano

Tendo como pano de fundo esse panorama desafiador, ativistas e lideranças de comunidades tradicionais se encontrarão na Chapada dos Veadeiros em Outubro para, através da metodologia dos Conselho de Visões, procurar articular ações práticas para reverter ou amenizar essa situação.


ECCO 2017: O Chamado pela Resiliência Planetária.

Pela primeira vez desde a criação da Rede Global de Ecovilas (Global Ecovillage Network, GEN), o Brasil sediará um encontro que reunirá em um mesmo evento, o Conselho de Assentamentos Sustentáveis da América Latina (CASA), a GEN - Global Ecovillage Network. Nesse encontro, serão realizados Conselhos de Visões, que reunirão em conselhos temáticos diversos ativistas, permacultores, educadores, ambientalistas, indígenas, quilombolas, midialivristas e representantes de diferentes tipos de organizações de todo o planeta para debater e planejar ações práticas pela resiliência bio-regional e planetária.

O encontro acontece no período de 06 a 11 em OUTUBRO 2017, na sede do IBC (Instituto Biorregional do Cerrado), em Alto Paraíso de Goiás, na região da Chapada dos Veadeiros, Considerado como patrimônio natural da humanidade pela Unesco.


O evento inicia com a Assembleia Bianual do CASA e a Assembleia da GEN (reservadas para os membros das respectivas redes) e culmina com o Chamado da Resiliência Planetária, um evento aberto para coletivos, ONGs, ecovilas, redes, cidadãs e cidadãos interessados nas temáticas abordadas.

Dentro do Encontro teremos, também, uma Convergência Global de Permacultura Popular e um Conselho de Visões de Pajés, Rezadeiras, Parteiras e Raizeiros, ambos contando com a integração de tecnologias sociais e saberes ancestrais em uma troca constante, com o foco em fortalecer iniciativas já existentes espalhadas pelo mundo. Além disso, sediaremos um Encontro Latino-americano de Eco-caravanas (projetos nômades ecológicos).

Acesse: ecco2017.redcasalatina.org

Conselho de Visões

A metodologia do Conselho de Visões vem gerando, ao longo dos anos, um processo de co-criação coletiva sobre importantes aspectos a incluir, desenvolver e melhorar para que cada pessoa /iniciativa construa nessa nessa base sua forma de “bem estar” para as presente e futuras gerações.

O Conselho de Visões é composto por Conselhos (eixos) temáticos que servem como espaço de encontro para pessoas com interesses comuns compartilharem experiências, sucessos, informações, criar redes e refletir juntas.


Os Anfitriões:

IBC - Instituto Biorrengional do Cerrado

O Instituto Biorregional do Cerrado - IBC foi criado em 2012 com o objetivo de ser um centro de ensino/aprendizagem constante para iniciativas de preservação e restauração da Biorregião do Cerrado, localizado a 2km de Alto Paraíso na Chapada dos Veadeiros o Instituto, que agrega em sua estrutura uma Ecovila e um Ecocentro será a sede desse encontro planetário.

"Somos um grupo de formação diversificada em torno da Cultura da Sustentabilidade. Almejamos viabilizar a criação e incubação de saberes, sonhos e boas práticas para um mundo melhor, mais justo, viável, harmônico, alegre e sustentável." Instituto Biorregional do Cerrado.

>> Para mais informações acesse o site biorregional.eco.br




Atenda o Chamado da resiliência planetária!!!

SERVIÇO:

EVENTO: ECCO 2017 - O Chamado pela Resiliência Planetária

DATA: De 06 a 11 de Outubro

LOCAL: IBC - Instituto Biorregional do Cerrado - Alto Paraíso - Chapada dos Veadeiros

INSCRIÇÕES: ecco2017.redcasalatina.org

FONTES: ecco2017.redcasalatina.org

biorregional.eco.br


DESTAQUES

Assine a nossa newsletter