top of page

ONU e Governo de Goiás firmam parceria para transformar Alto Paraíso em cidade referência global em


O governador Marconi Perillo assinou, na quinta-feira (31/8), em Alto Paraíso, o Marco de Cooperação para fortalecer os laços entre as Nações Unidas, Prefeitura, ONGs Locais e o Governo de Goiás, com foco na Agenda 2030 e o Projeto Piloto Território do Bem Viver que será implementado em Alto Paraíso de Goiás junto à Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) Jaqueline Vieira.


O programa visa transformar Alto Paraíso, município conhecido mundialmente por suas belezas naturais e misticismo, numa cidade de referência global em sustentabilidade econômica, social e ambiental, cumprindo as 17 Metas Globais do Desenvolvimento Sustentável, propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU).


O Memorando de Entendimento (MOU) foi assinado entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD e o Estado de Goiás. O documento foi assinado pelo Governador de Goiás Marconi Perilo e o Representante Residente PNUD Brasil Niky Fabiancic.


O PNUD é reponsável pela plataforma de 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e serve como braço operacional das Nações Unidas no âmbito dos países, trabalhando como parceiros em numerosos países para promover, dentre outras coisas, o desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza, o avanço das mulheres, boa governança e o Estado de Direito da conservação ambiental e do uso sustentável de recursos naturais; sendo que o Governo de Goiás foi o primeiro Estado que criou o Projeto dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil em Alto Paraíso. Neste ato o PNUD cria um marco de cooperação para facilitar e fortalecer a colaboração entre as Nações Unidas, Prefeitura de Alto Paraíso e o Estado de Goiás com foco especial na Agenda 2030 e na implementação dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável no município.


Agenda 2030 - O programa Agenda 2030, das Nações Unidas, traz 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), "os quais dizem onde queremos chegar nos próximos anos. Tornar o mundo um lugar com mais oportunidades para todos, um lugar mais seguro, mais verde, mais desenvolvido, mais sustentável, é disso que falam os ODS", explicou o representante da ONU. Ao finalizar seu discurso, o representante da ONU, Niky Fabiancic, afirmou que o maior desafio é envolver o poder público nessa ação, “e em Goiás nós contamos com o apoio irrestrito do governo".


274 views0 comments

DESTAQUES

Assine a nossa newsletter

Obrigado pelo envio!

Sitha_-_Terapeuta_-_Alto_Paraíso_-_Chapa
Banner_300x500_Guia_Alto_Paraíso.jpg
bottom of page