A REDESCOBERTA DO PODER FEMININO. Um retiro de Tantra Yoga para mulheres em Alto Paraíso


Você sabia que, originalmente, dentro do Tantra Yoga as práticas femininas eram diferentes das masculinas, e que as práticas eram principalmente femininas?


Nos últimos 15 anos tem ocorrido uma profunda e séria pesquisa sobre a história do Yoga e, fundamentalmente, sobre sua prática. O que surge desta nova visão é revolucionário: antes do século X o Yoga tinham majoritariamente participação feminina, principalmente as linhas tântricas, e a prática feminina era diferenciada da masculina, levando em conta a diferença da estrutura e o potencial da mulher, não vendo-a como ser inferior mas sim como o Elo com o Universo. Essa prática tinha como objetivo reconhecer a Shakti presente em toda mulher, uma prática baseada nos ciclos femininos que são reflexos dos ciclos do Cosmo.


Workshop - O YOGA TÂNTRICO E A REDESCOBERTA DO PODER FEMININO

com Cláudio Fernandez

Nos últimos anos, novas perspectivas têm surgido sobre a história e a prática do Yoga, revelando um universo muito mais amplo em sua essência e prática do que a forma como este vem se difundido pelo Ocidente, durante o século XX.

Neste contexto, um dos temas mais interessantes é o papel representado pela mulher durante o primeiro milênio da Era Cristã, quando dois aspectos são especialmente significativos:

1 – Durante o auge do movimento tântrico, séc. IV a IX, grande número de praticantes de Yoga eram mulheres, as linhagens tântricas matrilineares.

2 – Nesta época, técnicas foram criadas e sintetizadas formando posteriormente o Hatha Yoga (após séc. XI) que levava em consideração que a prática feminina era diferente, devido as especiais características energéticas da mulher.


Assim, quais seriam os princípios destas práticas, e sobretudo, como estas poderiam ser adaptadas ao novo contexto histórico, onde a mulher está recuperando a consciência de seu poder, depois de milênios de repressão patriarcal?

Resultando de um profundo trabalho de pesquisa sobre Yoga, Ciclos Femininos, Sexualidade e Energia, o workshop de Tantra Yoga para Mulheres trata estes temas fundamentais, com o objetivo de entender as diferenças da estrutura e potencial energético da mulher, para assim organizar as técnicas de Ásanas, Pranayamas, Bandhas e Mudras dentro do ciclo menstrual e para cada etapa do ciclo de vida: menstruação, gestação e menopausa.

Cláudio Fernandez, pesquisa, estuda e pratica, há mais de 25 anos, técnicas psico-físicas-energéticas relacionadas a artes marciais, dança, Yoga e Pilates.

Iniciou seus estudos sobre o Yoga na Argentina, com uma discípula de Indra Devi. Em seguida, fez aulas e workshops de diversas linhagens do yoga e se formou em Ashtanga Yoga.

Viajou à Índia algumas vezes, com o objetivo de aprofundar seu conhecimento sobre essa fantástica cultura milenar. E ao longo dos anos, compartilhou este conhecimento oferecendo cursos por todo Brasil.


Seu interesse pelas linhas matrilineares do Tantra Yoga surgiu a partir do encontro com mulheres que o iniciaram nesse caminho, mulheres que por sua força e conexão contribuíram para o seu desenvolvimento.

Sobre o Retiro

O retiro acontecerá entre os dias 15 a 20 de Agosto no Espaço Lotus, ponto holístico, de arte e cultura na cidade de Alto Paraíso.



DESTAQUES

Assine a nossa newsletter