II Grande Encontro de Raizeiros, Parteiras, Benzedeiras e Pajés na Chapada dos Veadeiros



Do dia 25 a 28 de Maio a Chapada dos Veadeiros será sede do “RAÍZES: 2º Grande Encontro de Raizeiros, Parteiras, Benzedeiras e Pajés na Chapada dos Veadeiros”, com atividades na Vila de São Jorge e em Alto Paraíso de Goiás.


O encontro idealizado por Daniela Ribeiro, Bióloga e Especialista em Fitoterapia, reúne várias vozes da sabedoria tradicional, conhecedores de plantas, ervas, preparos, rezos e muito conhecimento vivencial sobre a cura da alma e do corpo.

Na programação, haverão rodas de conversa com parteiras, raizeiros, benzedeiras e pajés, momentos para bendições, prosas e oficinas, além de feira com seus produtos naturais como sementes, mudas de plantas medicinais, remédios caseiros, artesanatos e muito mais. Serão realizadas saídas ao Cerrado para identificação das Plantas Medicinais e explicações sobre seus usos, banhos de rio com direito a bendições em águas correntes, apresen-tações de grupos da cultura regional, exibição de documentários sobre o tema e exposição fotográfica e muito mais.


Cacique Anuiá Yawalapiti do Alto Xingu explica que todo esse processo de lidar com as plantas medicinais na cultura indígena, inclui o ato de pedir licença à natureza e àquele que a fez. "A terra é viva, água é viva e a floresta também. Não tem como entrar e mexer sem pedir licença ao seu dono, a natureza não vai gostar."


"Vivemos em uma nova era, época de amor e fraternidade para a concretização do terceiro milênio. O reflexo disso proporciona a troca entre os seres. É urgente o conhecimento das plantas para a cura de doenças, do que se deve comer ou não." diz Tom das Ervas, de Alto Paraíso


Dona Flor, de Alto Paraíso, tem seu trabalho reconhecido em várias partes do Brasil e do mundo, além de documentários e livros dedicados a sua história. É parteira e raizeira e diz se sentir preparada espiritualmente para entender as doenças e ter muita fé em Deus para que suas orações sejam ouvidas.



O Grande Encontro RAÍZES terá apoio do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV-ICMBio); UnB; Associação de Moradores da Vila de São Jorge (ASJOR), IPE Artes - Seduce, Prefeitura Municipal de Alto Paraíso, Casa de Cultura Caveleiro de Jorge e alguns estabelecimentos comerciais e hoteleiros.

Confira o Vídeo do Evento deste ano!


O I Encontro de Raizeiros e Pajés da Chapada dos Veadeiros conseguiu juntar estudiosos, mestres tradicionais, curiosos, profissionais. Foram momentos de grande interação com a missão de resgatar a cultura ainda não conhecida ou esquecida dos grandes centros, levando os jovens a valorizar essas práticas, que, sem dúvida, são a alternativa para a saúde do homem e do planeta.


DESTAQUES

Assine a nossa newsletter