ONU declara 2017 o Ano Internacional do Turismo Sustentável


A data reconhecerá “a importância do turismo internacional e, em particular, a designação de um ano internacional de turismo sustentável para o desenvolvimento, para promover uma melhor compreensão entre os povos em todo o mundo, levando a uma maior conscientização sobre o rico patrimônio das diversas civilizações”. A Organização Mundial do Turismo, OMT, liderará a iniciativa no Sistema ONU; saiba mais aqui.


Cachoeira da Santa Bárbara, Cavalcante - Chapada dos Veadeiros - GO

"Turismo Sustentável é aquele que busca minimizar impactos negativos ambientais e socioculturais, ao mesmo tempo que promove benefícios econômicos para comunidades locais e destinos."

Esta é uma oportunidade única para sensibilizar sobre a contribuição do turismo sustentável para o desenvolvimento entre os tomadores de decisão do setor público e privado e do público, enquanto a mobilização de todas as partes interessadas a trabalhar em conjunto para tornar o turismo um catalisador para uma mudança positiva. No contexto da Agenda de Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, o Ano Internacional do Turismo Sustentável visa apoiar mudanças nas políticas, práticas de negócios e comportamento do consumidor no sentido de um setor do turismo mais sustentável do que pode contribuir para o desenvolvimento.

A data também busca promover uma melhor apreciação dos valores inerentes às diferentes culturas, contribuindo assim para o fortalecimento da paz no mundo.

"A declaração pela ONU de 2017 como Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento é uma oportunidade única para fazer avançar a contribuição do setor do turismo para os três pilares da sustentabilidade – econômica, social e ambiental – aumentando a consciência sobre um setor que é frequentemente subestimado”, disse o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT), Taleb Rifai.


Taleb Rifai. Secretário-geral da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT),

A decisão segue o reconhecimento dos líderes globais na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) de que um turismo bem concebido e bem gerido pode contribuir para as três dimensões do desenvolvimento sustentável, para a criação de empregos e para o comércio.

A decisão de adotar 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento ocorreu em um momento particularmente importante, quando a comunidade internacional adotou a nova Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pela Assembleia Geral da ONU em setembro de 2015. O turismo aparece como meta em três dos novos objetivos globais da ONU: no 8, 12 e 14

>> Veja tambem: Projeto visa transformar Alto Paraíso em referencia Global de Sustentabilidade - 25/04/2016


DESTAQUES

Assine a nossa newsletter