7 Ações que podem ajudar à tornar Alto Paraíso (ou qualquer outra cidade) mais sustentável


A região da Chapada dos Veadeiros é sem dúvida um lugar de natureza exuberante e única no cenário brasileiro. Para que esse santuário de cachoeiras e espécies do Cerrado continue preservado é possível adotar uma série de pequenas ações que visam a preservação do local e valorização das pessoas que habitam nesse paraíso. Existe inclusive um projeto que visa tornar a região uma referência em sustentabilidade, porém para que esse sonho vire realidade é necessária a cooperação de todos e um longo trabalho de conscientização.

Resolvemos levantar algumas sugestões simples, para moradores e também visitantes, que podem de fato mudar a realidade da cidade e ajudar muito na caminhada pela sustentabilidade. Abaixo você poderá conferir algumas dessas sugestões.

01 Consumo consciente

"Pensar global e agir local", esse é um dos principais motes do movimento em busca de sustentabilidade, pois a mudança global necessária será o resultado de pequenas mudanças locais e de cada indivíduo. Um dos pontos fundamentais para alcançar um estágio mais equilibrado para o meio ambiente é o consumo consciente. O ideal é repensar o consumo de uma forma geral, tanto na reavaliação do que realmente é necessário, como por exemplo procurar produtos mais comprometidos com o meio ambiente, menos poluentes e que causem o mínimo de impacto possível à natureza.

Você tem o poder de escolher para onde o seu dinheiro vai através do seu consumo! (Esse é um ponto abrangente e engloba outros tópicos que serão citados a seguir)


Foto ilustrativa.

02 Prefira produtos locais e orgânicos

Além de ser melhor para a saúde de quem os consome, pois estão livres de agrotóxicos, optar por produtos locais e orgânicos, por exemplo, garante o fortalecimento da economia local, e valorização dos produtores rurais, além de dar menos força aos produtores de grande escala que acabam envenenado rios e nascentes com o despejo de agrotóxicos nas plantações. Consumindo o que é produzido localmente e dando preferência aos orgânicos, moradores e visitantes estão fortalecendo os pequenos produtores rurais da região. Confira onde é possível encontrar produtos orgânicos em Alto Paraíso.


Imagem da Feirinha de orgânicos de Alto Paraíso

03 Reduza, Reuse e Recicle seu lixo (procure o ponto de coleta mais próximo)

Além da redução e reutilização do lixo, outro ponto fundamental é a coleta seletiva e a reciclagem dos resíduos sólidos. Em Alto Paraíso existe um sistema de coleta seletiva onde os resíduos são encaminhados para reciclagem. Apenas o vidro não é recebido por questões de logística, mas para esse resíduo existe a opção de reutilização. Confira Abaixo o Mapa de pontos de coleta distribuídos pela cidade.


04 Usar energia de forma consciente e buscar fontes de energia renovável ou de menor impacto

A energia renovável é aquela que é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar, ao contrário dos recursos não renováveis que não podem ser reposto pela natureza. Existem hoje algumas opções de energia renovável, como energia solar, eólica ou de biodigestores, que possuem menor impacto do que as próprias Hidrelétricas, que é o sistema usado em maior escala no Brasil, mas que - apesar de ser renovável - possui grande impacto para a região onde é implementada. Confira fornecedores de energia renovável em Alto Paraíso.


05 Plante árvores nativas

O plantio de árvores sempre será fundamental no que se diz respeito à sustentabilidade, porém é também importante ter o cuidado de dar preferência às árvores nativas da região, pois ao plantar árvores exóticas, estas podem causar impactos ao bioma local por serem de outras regiões e não estarem adaptadas ou não terem predadores naturais para sua espécie. Um exemplo bem conhecido é a árvore conhecida como "Nim Indiano", que de acordo com alguns estudos possui substâncias tóxicas em suas sementes que podem tornar os pássaros estéreis.



06 Cobre atitudes governamentais

Às vezes, dependemos de aprovação oficial para conquistar o que queremos, como a limpeza de um rio ou a melhoria do transporte público. Seja qual for a exigência, é importante estar a par dos esforços do governo nas diversas áreas de desenvolvimento. Um contato mais próximo com os governantes gera bons resultados. "Pergunte por que o governo não apoia certo projeto ou leve até o conhecimento dele uma iniciativa promissora e peça ajuda". Pode ser desde a criação de um parque até a implementação de um processo mais eficiente de recolhimento e reciclagem de lixo. cobre a realização de promessas feitas anteriormente.

07 Compartilhe essa ideia! Ajude a difundir e conscientizar mais pessoas sobre essas ações

Um ponto também super importante é o de ser um multiplicador da consciência ambiental. É claro que é preciso ter muito cuidado, respeito e até mesmo carinho com as pessoas, para não invadir seu espaço, mas a conscientização feita de forma amorosa e inclusive pelas próprias ações, é um fator ideal para que essa mudança realmente aconteça.

Compartilhe essas ideias e ajude a criar novas realidades!!!


DESTAQUES

Assine a nossa newsletter