"Alimento é Poder". VI Feira de Mudas e Sementes da Chapada dos Veadeiros


A VI Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros aconteceu no último dia 24 de setembro em Alto Paraíso de Goiás, atraindo pessoas de várias regiões dentro e próximas à Chapada, dentre elas: Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas, São João d’Aliança e Teresina além de Cristalina e Brasília, entre outas localidades. Como uma realização coletiva de diversas instituições: Centro UnB Cerrado, IBC, RIV, Rede Pouso Alto Agroecologia, Associação de Moradores AMOALTO e Prefeitura Municipal de Alto Paraíso em prol da Sustentabilidade e Preservação das Sementes Crioulas.


Durante todo o dia estiveram reunidas estas e diversas outras instituições participando de oficinas (Identificação de plantas medicinais), apresentações de vídeos, e da reunião anual da Rede Pouso Alto Agroecologia, e pela tarde a já tradicional Feira de Sementes e Mudas com muitas trocas, doações e também diversas vendas. Este ano além da participação de representes dos Kalungas e assentamentos e agricultores familiares, tivemos a presença da EMBRAPA, da Cooperativa Rede Terra e do Movimento Camponês Popular-MCP, com grande diversidade de sementes e mudas de diversos cantos do Brasil e do Mundo.


No evento, é possível encontrar sementes silvestres nativas do Cerrado, como as sementes de árvores protegidas por Lei, como Aroeira, Jatobá, Mogno e Ipês. Há, também, à disposição dos agricultores, sementes de chia, amaranto, cevada do Tibet, diversas variedades de milho, como o milho branco, vermelho e preto, e também variedades de feijão, como o roxo, o vermelho e o preto, além de sementes de girassol, abóbora, quiabo, diversas variedades de batata doce, e também de inhame, cará, cará-moela e araruta, entre outras sementes.

Diretora do Centro UnB Cerrado e integrante da comissão organizadora, Nina Laranjeira vê implicações ainda maiores na Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros.


A produção de alimentos é uma questão estratégica no mundo. A soberania alimentar dos povos é uma ameaça ao poder das grandes multinacionais que tentam dominar o mercado de sementes, na tentativa de dominar a produção de alimentos no mundo. Alimento é poder!"

A Feira vem se tornando no ponto culminante de encontro dos diversos coletivos e indivíduos da Chapada dos Veadeiros que trabalham em defesa da manutenção das sementes crioulas, segurança e soberania alimentar além de iniciativas de agrorreflorestamento. contando com grande diversidade de sementes silvestres do Cerrado. Um verdadeiro Banco de Sementes Vivo e Itinerante, a Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros vem contribuindo para a Agrobiodiversidade e Sustentabilidade em toda região da Chapada dos Veadeiros.


Mudas e Sementes Criolas





DESTAQUES

Assine a nossa newsletter