Alto Paraíso dos Nossos Sonhos - Encontro traz fundador do Instituto Elos e Jogo Oasis, Edgard Gouve


No ultimo domingo, dia 25, um encontro com criador do Instituto Elos e jogo Oásis, Edgard Gouveia Jr., e cofundadora da consultoria Maker Brands, Carol Romano, reuniu participantes da zona urbana e do assentamento Sílvio Rodrigues em Alto Paraíso de Goiás para ensinar como União e Boa Vontade são recursos suficientes para realizar a mudança que a comunidade sonha.


Edgard Gouveia Júnior não se cansa de colocar as pessoas para brincar. Arquiteto e urbanista pós-graduado em jogos cooperativos, ele dedica sua trajetória a mobilizar crianças, jovens e adultos com jogos virtuais, gincanas e ações coletivas que desembocam em pequenas revoluções comunitárias.


Foto: Mel Melissa Maurer

"No coração de muitos homens e mulheres que vivem nesta Era se encontra um sonho que pode ser traduzido em uma frase: Eu quero mudar o mundo!".

Veja também: Projeto visa transformar Alto Paraíso em Referência Sustentável Talvez só alguém muito são seria louco o suficiente para sonhar que a melhor maneira de mudar o mundo poderia ser através de um Jogo! E foi justamente esse sonho que fez Edgard reacender a chama no coração de milhões de pessoas no Brasil e no mundo para mostrar que ele não é o único que acredita que podemos mudar o mundo brincando!

Vídeo do TED-X da Amazônia onde Edgard explica sobre o projeto Oasis.


"Você acredita que merece viver num mundo melhor? Você sente que tem algo para contribuir para ver este mundo melhor?"

Abraços, danças e sorrisos fizeram parte da brincadeira trazida por Edgard no domingo, onde foram mostrados exemplos concretos em que, utilizando apenas recursos locais (sem colocar a mão no bolso), de maneira rápida e divertida, verdadeiras microrevoluções foram realizadas.


"Nós estamos numa transição da cultura de guerra para a cultura de paz. Estamos aprendendo a nos mover não somente pela dor, mas avançar pelo Amor." Carol Romano

Carol Romano - TED-X Gramado


Co-fundadora e head de estratégia da Maker Brands, consultoria que conduz projetos de inovação em grandes corporações a partir do modelo ágil e disruptivo das startups. Carol também é fundadora do AsBoasNovas.com, o 1º portal de notícias positivas do Brasil.

O encontro nos fez olhar para a importância de sonhar com a mudança da comunidade a partir do sonho de quem está aqui há mais tempo, pois essas pessoas muitas vezes têm os recursos necessários para uma mudança que faz sentido para o local. Os sonhos foram colocados em murais e se formaram grupos por afinidade com cada tema, a ideia é que o processo continue com os próprios moradores e que os sonhos e projetos tenham continuidade para a transformação de Alto Paraíso.

Entre os sonhos citados estão: Fim do Lixão; Proteção do Cerrado; Centro de Saúde que integre tratamentos holístico e convencionais; Centro de Aprendizagem envolvendo arte, educação e cultura; Alto Paraíso como referencia em práticas sustentáveis; Ampliação do Parque Nacional.

Os participantes saíram com a certeza de que quando se forma um ambiente seguro para os sonhos serem compartilhados, os milagres podem acontecer!

E olha aí um deles, registrado pelas lentes da fotografa Mel Melissa Maurer:







DESTAQUES

Assine a nossa newsletter