Dia do meio ambiente em Alto Paraíso com programação artística e debate sobre o projeto de sustentab



No dia 05 de junho em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a cidade de Alto Paraíso de Goiás pode aproveitar uma programação realizada pela Sociedade Civil em parceria com o Instituto Biorregional do Cerrado (IBC), Movimento Aldeias para o Novo Mundo, a ONG Amada Terra, o Guia Alto Paraíso, a UNB Cerrado e a Prefeitura.

A comemoração foi iniciada logo pela manhã, na Feira Popular da Agricultura Familiar, localizada no bairro Cidade Alta, com roda de capoeira trazendo a mensagem "Não jogue lixo, jogue capoeira" e o projeto musical “Palco Aberto Janelas pro Alto” com a presença de músicos locais, para trazer ainda mais cultura à feira.

No período da tarde na Praça do Artesão, próximo ao Centro de Atendimento ao Turista - CAT, houve programação lúdica para crianças e as 18 horas teve inicio a Roda de Conversa para debater os 17 ODS (Objetivos Desenvolvimento Sustentável), proposto pela ONU como metas para realizar nos próximos 15 anos no Mundo.

Para saber mais http://www.pnud.org.br/ods.aspx


O encontro contou com a presença de representantes de várias instituições como Prefeitura, Awaken Love, COMDEMA, Reciclealto, Servitur, entre outras, para falar sobre as questões globais e locais e esclarecer a respeito do protocolo de intenções criado pelas instituições do Governo do Estado, Prefeitura e Awaken Love. Foi esclarecido que o Projeto de tornar Alto Paraíso uma cidade modelo em sustentabilidade ainda está sendo formatado pelo Governo do Estado com apoio da Prefeitura que aceitou este desafio em razão do pedido do líder humanitário e mestre espiritual Sri Prem Baba, segundo aos envolvidos no projeto.


Entre os pontos da discussão o que ficou claro é a necessidade da ampliação do projeto para as cidades vizinhas da APA do Pouso Alto, e do envolvimento da população para a realização desse projeto. Foi levantado, que com a união dos moradores, empresários, líderes e entidades, este antigo sonho pode se tornar real.

Também houveram esclarecimentos por parte do Instituto Awaken Love, a respeito da atuação que pretendem ter na cidade e sobre a construção de um Centro espiritual (Ashram), e o sonho da construção de uma ecovila para transmissão dos ensinamentos do Guru em Alto Paraíso. Os representantes da instituição puderam esclarecer que ainda não têm um projeto formatado, e que o terreno destinado seria uma área degrada pela monocultura que a comunidade pretende revitalizar através de práticas sustentáveis.


O debate contou com a presença de Luiz, conhecido na região como Luisaço, da Associação Reciclealto, responsável pelo projeto de reciclagem do lixo da cidade. Luis falou sobre os dados da reciclagem, que apesar de reciclar uma boa quantidade de resíduos sólidos ainda representam apenas uma parcela de 10 a 15% do que poderia ser feito. Citou também que falta mesmo é adesão da população, que o cuidado com o meio ambiente inicia na Redução do consumo, Reutilização e por fim na separação e encaminhamento do lixo de forma correta, para os pontos de coleta de Reciclagem.

Ficou decidido que encontros como este são de grande importância para a união e criação de ideias e projetos para o bem da cidade e seus moradores. Mas com a ressalva de que não se pode simplesmente ficar no diálogo e são necessárias ações para transformar a realidade da cidade. As Rodas de Conversa serão realizadas no 1º domingo de cada mês, sendo rotativo nas praças da cidade. A próxima será dia 03/07 na Praça Canaã, as 17h. Alguns sugeriram chegar as 16h para um pequeno mutirão de limpeza no local.

Após o debate a programação foi encerrada com shows de músicos locais, como Mãe da Lua, Junior Tana, Pacatto e Alisson Sindeaux, trazendo músicas relacionadas ao tema do meio ambiente.


DESTAQUES

Assine a nossa newsletter