Esoterísmo em Alto Paraíso

"Em 30 de agosto de 1883, Dom Bosco (santo italiano, nascido em 1815 e fundador da Ordem dos Salesianos) teve um de seus famosos sonhos. Um dos trechos que ele relatou diz o seguinte: Entre os paralelos de 15º e 20º havia uma depressão bastante larga e comprida, partindo de um ponto onde se formava um lago. Então, repetidamente, uma voz assim falou: "...quando vierem escavar as minas ocultas, no meio destas montanhas, surgirá aqui a terra prometida, vertendo leite e mel. Será uma riqueza inconcebível..."

Dizem que esse sonho era sobre Brasília, mas o paralelo S15 também cruza com cidades cujo patrimônio ambiental e cultural é de grande valor para a humanidade. Dentre esses patrimônios citamos, por exemplo: Porto Seguro e Ilhéus, Brasília, Pirenópolis, Goiás Velho, Serra do Roncador, Cuiabá e Chapada dos Guimarães, Curvelândia, Reserva do Cabaçal, Vila Bela de Santíssima Trindade, Chiquitos Bolivianos, Lago Titicaca e Planície de Nazca.

Porém o Planalto Central goiano foi o que mais ganhou ares místicos desde então, especialmente em Alto Paraíso a partir da década de 80."